O que é transformação digital?

A transformação digital é a integração da tecnologia digital em todas as áreas de um negócio, mudando fundamentalmente a forma como você opera e entrega valor aos clientes. De pequenas até as grandes empresas.

Essa mensagem vem alta e clara de aparentemente cada palestra, painel de discussão, artigo ou estudo relacionado ao como as empresas podem permanecer competitivas e relevantes à medida que o mundo se torna cada vez mais digital. O que não está claro para muitos líderes de negócios é o que significa transformação digital. Quais são as etapas específicas que precisamos realizar? Precisamos projetar novos empregos para nos ajudar a criar uma estrutura para a transformação digital ou contratar um serviço de consultoria? Que partes da nossa estratégia de negócios precisam mudar? Isso realmente vale a pena?

Este artigo tem como objetivo responder a algumas das perguntas comuns em torno da transformação digital e fornecer clareza, especificamente para CEO’s, CIO’s e líderes de TI. Como a tecnologia desempenha um papel fundamental na capacidade de uma organização de evoluir com o mercado e aumentar continuamente o valor para os clientes, os CEO’s e CIO’s desempenham um papel fundamental na transformação digital.

Por que a transformação digital é importante?

Uma empresa pode assumir a transformação digital por vários motivos. Mas, de longe, o motivo mais provável é que elas precisam: é uma questão de sobrevivência. Na esteira da pandemia, a capacidade de uma organização de se adaptar rapidamente as interrupções da cadeia de suprimentos, as pressões do tempo para o mercado e as mudanças rápidas nas expectativas dos clientes tornou-se crítica.

Como a pandemia do COVID-19 mudou a transformação digital?

Vimos a crise do COVID remodelar rapidamente o “o quê” e o “como” das agendas de transformação digital das empresas.

Hoje, com uma grande parte da força de trabalho remota, a experiência dos funcionários com a tecnologia digital passou de” bom ter “para” a “única maneira de fazer o trabalho”. Consequentemente, está obtendo o foco na solução de problemas que provavelmente merecia há muito tempo.

Qual é a aparência de uma estrutura de transformação digital? 

Embora a transformação digital varie amplamente com base nos desafios e demandas específicas da organização, existem algumas constantes e temas comuns entre os estudos de caso existentes e estruturas publicadas que todos os líderes de negócios e tecnologia devem considerar ao embarcar na transformação digital. 

Por exemplo, esses elementos de transformação digital são frequentemente citados: 

Experiência do cliente; 

  • Agilidade operacional; 
  • Cultura e liderança; 
  • Capacitação da força de trabalho; 
  • Integração de tecnologia digital.  

Embora cada guia tenha suas próprias recomendações e várias etapas ou considerações, os CEO’s e CIO’s devem procurar esses importantes temas compartilhados ao desenvolver sua própria estratégia de transformação digital. 

Qual é o papel da cultura na transformação digital? 

Nos últimos anos, a função de TI mudou fundamentalmente. Cada vez mais, os CEO’s desejam que seus CIO’s ajudem a gerar receita para a organização. 

Em vez de focar na economia de custos, a TI se tornou o principal impulsionador da inovação nos negócios. Abraçar essa mudança exige que todos na empresa repensem a função e o impacto da TI em sua experiência diária. 

Embora a TI desempenhe um papel importante na condução da estratégia de transformação digital, o trabalho de implementação e adaptação as grandes mudanças que acompanham a transformação digital cabe a todos. Por isso, a transformação digital é uma questão de gente. 

Os líderes de TI trabalham em equipes multifuncionais mais do que nunca. As iniciativas de transformação digital costumam remodelar grupos de trabalho, cargos e processos de negócios de longa data. Quando as pessoas temem seu valor e talvez seus empregos estejam em risco, os líderes de TI sentirão a resistência. Portanto, as “habilidades pessoais” de liderança – que se revelam bastante difíceis – são muito procuradas. 

O que impulsiona a transformação digital? 

Um elemento importante da transformação digital é, obviamente, a tecnologia. Mas frequentemente, trata-se mais de descartar processos desatualizados e tecnologias legadas do que adotar novas tecnologias. É também permitir a inovação. 

Se as empresas desejam evoluir com o ritmo acelerado das mudanças digitais atuais, elas devem trabalhar para aumentar a eficiência com a tecnologia sempre que possível. Para muitos, isso significa adotar princípios ágeis em toda a empresa. As tecnologias de automação também ajudam muitas organizações de TI a ganhar velocidade e reduzir o débito técnico.

Como posso medir o ROI na transformação digital? 

Para provar o sucesso dos esforços de transformação digital, os líderes precisam quantificar o retorno do investimento. Isso é mais fácil dizer do que fazer com projetos que cruzam fronteiras funcionais e comerciais, mudam a forma como uma empresa chega ao mercado e, muitas vezes, remodelam fundamentalmente as interações com clientes e funcionários.  

Um projeto como a renovação de um aplicativo móvel pode ter uma recompensa de curto prazo, mas outros projetos estão buscando um valor comercial de longo prazo.  

Além disso, “os esforços de transformação digital estão em andamento e em evolução, o que pode tornar os cálculos de valor de negócios tradicionais e as abordagens de governança financeira menos eficazes.”  

Ainda assim, quantificar o sucesso é crucial para o investimento contínuo. “Apenas implementar a tecnologia não é suficiente – a tecnologia precisa ser especificamente vinculada ao monitoramento de indicadores-chave de desempenho nas percepções do cliente e na eficácia do processo de negócios”.  

Considere as práticas recomendadas em relação às métricas de transformação digital:  

  • Defina as métricas iniciais com antecedência. 
  • Desenvolva micrométricas para experimentos ágeis: O objetivo é aprender e ajustar.  
  • Incorpore os resultados de negócios: observe o impacto estratégico (por exemplo, crescimento da receita, valor vitalício do cliente, tempo de chegada ao mercado), impacto operacional (por exemplo, melhorias de produtividade, escala, eficiências operacionais) e impacto de custo. 

Como começar na transformação digital? 

Um dos maiores equívocos que os CEO’s e CIO’s têm sobre a transformação digital é que todos os seus concorrentes estão muito mais à frente no jogo do que eles.  

Isso porque “há muita admiração (e na imprensa popular) pelos transformadores mais rápidos, mas poucas críticas sobre o quão difícil é a transformação ou quanto tempo pode levar para uma empresa Global. 

À medida que as empresas formulam sua própria estratégia de transformação digital, há muito a aprender com os CEO’s e CIO’s e líderes de TI que já começaram suas jornadas. 

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