5

Big data na indústria farmacêutica: entenda como aplicar nas empresas

Fique por dentro de tudo que acontece na Viceri

Assine a nossa Newsletter


Big data na indústria farmacêutica: entenda como aplicar nas empresas

Fique por dentro de tudo que acontece na Viceri

Assine a nossa Newsletter


A tecnologia baseada em big data vem trazendo benefícios para diferentes setores, entre eles, a indústria farmacêutica.

Principalmente ao otimizar processos, obter e disponibilizar informações em tempo real, gerando melhores resultados para todos os envolvidos.

Por exemplo, você sabia que as ferramentas baseadas em dados podem indicar as melhores estratégias para os setores de marketing e vendas?

Certamente, a partir de uma análise baseada em big data, as empresas deste setor conseguem ter maior assertividade na sua operação.

Ou seja, os dados podem melhorar estratégias de marca com ações exclusivas para cada cliente, no momento certo e com o produto ideal.

Para que você entenda como o big data se aplica à indústria farmacêutica, principalmente nos departamentos de vendas e de marketing, leia este conteúdo até o final.

Nosso objetivo aqui é mostrar que o uso de dados ajuda a segmentar clientes, entender quais as perspectivas do mercado e otimizar os resultados.

Acompanhe este artigo até o final e veja como o big data é interessante para as empresas da indústria farmacêutica e seus benefícios para a gestão.

Big data aplicado à indústria farmacêutica

Sem dúvidas, as soluções de big data aplicadas à indústria farmacêutica mostram a relação de médicos, distribuidores e farmácias com cada produto.

Além disso,  os dados conseguem identificar as ações com melhor impacto na gestão das empresas que compõem o setor.

A partir de agora, você entenderá como a tecnologia baseada em dados pode contribuir com a gestão nos seguintes aspectos:

  • Assertividade da prospecção

  • Captação de novos clientes

  • Vendas

Assertividade na prospecção

Assim como em outros segmentos, os dados coletados pelas empresas direcionam as estratégias com mais assertividade.

Considerando um novo produto como medicamentos ou tratamentos, os sistemas que analisam dados conseguem entregar a mensagem certa para a pessoa certa.

Ou seja, os propagandistas de empresas farmacêuticas que usam big data identificam os profissionais com maiores chances de prescrevê-los para seus pacientes.

A partir de mensagens objetivas e assertivas, as companhias otimizam o tempo entre a apresentação de uma marca nova até sua recomendação pelos profissionais da saúde.

Captação de novos clientes

Dentro da indústria farmacêutica, as soluções de big data ajudam a aumentar a assertividade ao captar novos clientes a partir da segmentação.

Atualmente, um dos desafios para as empresas do setor farmacêutico está em identificar aqueles que têm maior interesse nas soluções.

Os dados também servem para apontar remédios receitados com maior frequência e estas informações impactam na performance operacional.

Os sistemas passam a orientar as indústrias no gerenciamento de clientes, novos parceiros de negócio.

Vendas

Nada melhor do que informações analíticas para criar estratégias de vendas que realmente funcionam para o seu negócio.

Inclusive, esta qualidade é um dos principais valores para as empresas porque consideram todas as variáveis para cada iniciativa de vendas.

Com os dados coletados, os gestores reconhecem padrões ajudando os profissionais da indústria farmacêutica a gerarem mais negócios.

Por outro lado, os sistemas de dados têm capacidade de indicar a melhor abordagem de comunicação com os médicos. 

Nesse cenário, a solução de big data indica as necessidades dos clientes que podem ser exploradas pela indústria farmacêutica.

Ou seja, a estratégia de vendas pode ter maior ênfase em pontos de venda, anúncios ou visitas pessoais de representantes das empresas.

Benefícios do big data para a indústria farmacêutica

Resumindo o que acabamos de ver neste artigo, os sistemas com base em dados oferecem diferentes vantagens para os gestores e suas equipes.

Além de mostrar um panorama de todo o mercado, a tecnologia permite acessar, compilar os dados e automatizar as tarefas melhorando a produtividade.

Porém, entre todos os benefícios para a indústria farmacêutica, o big data impacta principalmente a abordagem aos profissionais que receitam os medicamentos.

Como aplicar o big data na sua empresa?

Agora você já sabe como a tecnologia de big data pode melhorar os processos da indústria farmacêutica, certo? 

Para saber mais sobre como desenvolver soluções de big data precisas para o seu negócio, conheça as soluções da Viceri!

Conteúdos Relacionados

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin