Inteligência de mercado

Big data e vendas: como essa combinação pode transformar seu negócio?

16/10/20 por Washington Fray

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A experiência do consumidor baseia-se, cada vez mais, em dados sobre ele e o grande volume de informações torna o big data um trunfo para os negócios.

A partir de informações coletadas em diferentes formatos, o sistema é capaz de processar a massa de dados em informações e insights.

Uma pesquisa recente mostra que em 2020 somam-se 4,5 bilhões de pessoas conectadas à internet no planeta e a cada minuto são gerados cerca de U$ 1 milhão em compras online.

Portanto, fica claro que os sistemas de big data tendem a ser mais usados com o passar do tempo pela capacidade de interpretar dados.

Neste artigo vamos conhecer os principais benefícios que o big data pode oferecer para a sua empresa. Confira!

Big data e os benefícios para empresas

Talvez a principal vantagem que o big data oferece para uma empresa é a sua aplicação em diferentes segmentos. 

Ou seja, todas as empresas precisam ter um controle de dados de acordo com o volume de informações que são geradas diariamente. 

A análise de informações consideram diferentes fontes, como redes sociais, e-commerce, loja física, estoque, etc. 

Certamente, a coleta de dados deve ser feita de acordo com cada operação e também com o consentimento do usuário. Abaixo listamos alguns setores que se beneficiam do big data.

Análise de dados por departamento

A vantagem para as empresas do setor financeiro aparece principalmente no planejamento e previsão de variações de mercado, além da possibilidade da análise de risco de crédito. 

Por outro lado, o sistema também se aplica ao marketing como ferramenta de pesquisa, possibilitando um conhecimento mais profundo sobre os comportamentos e  hábitos dos consumidores. 

Nesse sentido, ambos os segmentos aproveitam os dados para analisar cada perfil, baseado em preferências e comportamentos. 

Ao coletar dados em diferentes processos, outros dois setores que se beneficiam são os de seguros e, também, o de logística pois, com dados de todas as etapas, pode-se prever variações de mercado.

Big data em vendas

Oferecer as ofertas certas para cada perfil de consumidor é um dos trunfos do big data para aumentar as vendas de uma empresa. 

Isto acontece quando as informações do sistema são processadas para que o departamento de vendas saiba aquilo que o cliente procura. 

Naturalmente, o consumidor que recebe o produto ideal para sua demanda desenvolve o sentimento de fidelidade pela marca. 

Isto significa direcionar produtos ou serviços para diferentes categorias como localização, faixa etária, sexo, etc.

Vantagens do big data em vendas

Antes de tomar decisões importantes para a gestão, os dados gerados servem como base para que a ação seja assertiva. 

Desta forma, os dados coletados apontam para o perfil do consumidor e assim as companhias desenvolvem suas estratégias de vendas. 

Trata-se de um modelo de cliente usado como padrão para desenvolver novos produtos ou promover novos posicionamentos de marca, por exemplo. 

Por outro lado, ao processar as informações de seus consumidores, as empresas reúnem dados que ajudam a desenvolver o mix de produtos ideal, a quantidade mais indicada. 

O big data mostra eficiência em vendas ao detectar produtos com maior saída, os melhores dias da semana em vendas, época de ano, etc.  

A potencialização das vendas cruzadas também aparece como uma vantagem do big data para aumentar o ticket médio, por exemplo. 

Paralelo a todas estas vantagens, podemos verificar ainda a maior dedicação da equipe de vendas ao trabalho mais importante que é gerar negócios.

Dados como solução

Talvez o maior desafio dos empresários esteja em encontrar as soluções certas para otimizar as vendas de seu negócio. 

A partir dos dados de cada operação podemos conhecer melhor o perfil do cliente e de todo mercado e isto demanda empresas especializadas. 

As análises ágeis sobre potenciais clientes e a otimização do tempo e dos recursos da empresa estão entre as nossas especialidades.

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