Transformação Digital: como saber se minha empresa está pronta?

Fique por dentro de tudo que acontece na Viceri

Assine a nossa Newsletter

Ao enviar este formulário, declaro que li e aceito a Declaração de Privacidade da Viceri.

Muito se fala sobre a transformação digital, mas poucos gestores sabem dizer ao certo se a empresa que representam está pronta ou não para dar este passo.

Ainda assim, entre executivos e gestores existe a certeza de que a revolução digital mudará a operação das empresas para sempre.

Apesar de acreditarem ser fundamental para os objetivos estratégicos da empresa, alguns mitos sobre a transformação digital bloqueiam a gestão.

Mitos sobre transformação digital

Portanto, antes de conhecer os sinais de que uma empresa está preparada para a transformação, vejamos os dois principais mitos criados sobre a transformação digital:

1 -É o mesmo que criar um departamento de TI

2-Basta aplicar uma tecnologia na operação

Talvez o mais conhecido dos mitos seja o primeiro. Porém ele não pode ser considerado completamente errado ou sem nenhum sentido.

Entretanto, a transformação digital precisa ser aplicada além do departamento de TI, passando a fazer parte do organograma da empresa.

Certamente a área de TI tem importância fundamental para integrar novas tecnologias digitais ao ambiente de trabalho.

Além de oferecer mobilidade e serviços baseados em analytics e nuvem, a transformação não acaba nesta etapa.

Toda a reestruturação digital da companhia ocorre do início ao fim, tanto na jornada dos clientes quanto dos colaboradores.

Em contrapartida, no segundo caso há certo exagero apesar de ter também seu viés de verdade.

Ou seja, uma empresa se transforma digitalmente quando a tecnologia envolve toda a estrutura do negócio, tornando processos internos mais eficazes.

Sinais da transformação digital

Depois de conhecer os mitos que podem bloquear a ação dos empresários e gestores em direção ao modelo digital, resta saber quando uma empresa atinge a maturidade ideal para a mudança.

Nesse sentido, separamos os principais sinais que mostram de forma clara quando uma empresa está realmente pronta para o próximo passo.

Entender a transformação digital

O principal sinal de maturidade corporativa para a transformação da operação é quando seus gestores, líderes e equipe sabem exatamente o que representa esta mudança.

Definitivamente não se trata apenas de tecnologia, mas sim de alavancar as ferramentas para que elas possam revolucionar todo o negócio.

O foco principal inclui deixar a operação mais eficiente e produtiva, assim como mais satisfatória para colaboradores e clientes e lucrativa.

Equipe comprometida e engajada

Desde o CEO até o estagiário, todos precisam estar envolvidos com o compromisso de entregar melhores resultados para a empresa.

Portanto, a partir deste cenário, o compromisso torna-se fundamental diante das mudanças promovidas em diferentes setores da empresa.

Assim como o CEO está no topo da operação de uma empresa, ele deve liderar a transformação em direção ao novo modelo.

Nesse sentido, as equipes seguem as orientações dos líderes sem exitar, além de terem a certeza de que estão no caminho da evolução.

Capacidade de recrutamento

Outra forma de perceber quando uma operação trilha o caminho para sua evolução natural, é na hora de recrutar parceiros e colaboradores.

Isto é, as empresas do futuro compreendem que sua estrutura deve ser formada por soluções tecnológicas e especialistas que saibam como operar.

Rumo à transformação digital

Uma das empresas que consegue estruturar uma operação em direção a este novo conceito é a Viceri, que possui soluções inteligentes que transformam informação em conhecimento.

Ou seja, os sistemas de big data analytics e Inteligência Artificial para negócios geram produtividade e precisão em estratégias de marketing, compliance, prevenção contra perdas, entre outros.

Sendo assim, acesse nossa plataforma para começar a transformação digital na sua empresa o quanto antes!

Conteúdos Relacionados

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin