Uso de dados para vendas mais assertivas: como alavancar sua empresa

Fique por dentro de tudo que acontece na Viceri

Assine a nossa Newsletter

Ao enviar este formulário, declaro que li e aceito a Declaração de Privacidade da Viceri.

Atualmente o ambiente corporativo tem cada vez mais influência das tecnologias baseadas, principalmente, em dados para vendas mais assertivas.

Ou seja, todas as informações coletadas pelas empresas em relação aos seus clientes e prospects, desde nome e gênero, até suas preferências e gostos específicos.

Tudo o que pode se transformar em dados sobre o comportamento do consumidor no ambiente digital tem impacto direto na estratégia das empresas.

A partir do avanço da tecnologia, as informações ganham mais importância estratégica para as empresas, especialmente para os gestores em suas decisões.

Nesse sentido, controlar e gerenciar dados funciona como um diferencial competitivo para as empresas que planejam suas ações para 2021.

Principalmente pela necessidade dos gestores de lidarem com um número cada vez maior de fontes de informações, tanto internas quanto externas.

Portanto, reunimos as principais vantagens ao usar dados para vendas como forma de alavancar os negócios.

Dicas de como usar dados para vendas

Cada vez mais percebemos a importância da mensuração e análise de dados para que a operação atinja seus resultados.

Porém, agora você poderá conhecer outra funcionalidade que é o direcionamento dos dados para vendas, de olho no faturamento da sua empresa

Análise detalhada do consumidor

Antes de mais nada, qualquer uso de informações precisa passar por uma análise de dados para defini-los como estruturados e não estruturados.

Ao transformar os dados em informação a gestão consegue identificar a origem de cada usuário e em que fase do funil de vendas ele aparece.

Por exemplo, uma planilha de gestão reúne um conjunto de dados que, depois de analisados, ajudam a identificar pontos fortes e fracos da operação.

Desta maneira o gestor consegue respostas e soluções para os desafios do dia a dia a partir de decisões baseadas em informações de mercado.

Ou seja, quanto mais verossímil e consistentes forem os dados coletados, mais assertiva a estratégia de vendas.

Decisões mais assertivas

A partir de relatórios ricos em informações detalhadas sobre o consumidor, os gestores tomam melhores decisões para a operação.

Assim, as empresas se beneficiam pelo melhor direcionamento do investimento e por entender comportamentos e padrões de compra.

Contudo, para que os dados mostrem o caminho mais indicado, a gestão precisa ter objetivos bem definidos, que ajudem a filtrar as informações.

Desta maneira a estratégia de vendas passa a ter segmentação de acordo com cada perfil de consumidor, ampliando o engajamento com a marca.

Sem dúvidas o futuro dos negócios pertence ao ambiente digital e lá as empresas encontram um oceano de dados para vendas.

Marketing orientado por dados

Outra vantagem do de dados para vendas envolve o marketing das empresas, que passam a ter integração com o departamento comercial.

Tudo o que aconteceu entre a empresa e cada cliente, desde o primeiro até o último contato, tem relevância para a conversão.

Por exemplo, conhecer o custo de aquisição de cliente, o melhor modelo e formato de comunicação, assim como os canais mais assertivos para o seu consumidor.

Metas de 2021: usar dados para vendas

Certamente você conheceu as principais formas de usar dados para vendas mais assertivas, principalmente para gestores que planejam o próximo ano.

Cada vez mais líderes corporativos buscam entender melhor o processo de coleta, geração e análise de dados, em busca de assertividade.

Atualmente existem inúmeras ferramentas que ajudam os gestores com praticidade ao lidar com os dados no dia a dia. Conheça agora mesmo a solução da Viceri!!

Conteúdos Relacionados

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin