Comunidade

Transformação Digital: os 5 maiores mitos que você precisa conhecer

24/10/19 por vpratte

Saiba quais são os principais mitos que existem sobre a Transformação Digital que impedem organizações de mudar de patamar

A tecnologia pode mudar a cultura de uma empresa gerando a Transformação Digital em todos os seus setores. Isso acontece quando o ambiente digital deixa de ser parte do negócio para se tornar o centro da empresa.

Porém, assim como qualquer quebra de paradigma, existem os mitos que podem desencorajar alguns gestores a dar este importante passo. Por isso, reunimos os 5 maiores mitos que todo o empresário ou gestor precisa saber sobre o assunto.

Mitos sobre a Transformação Digital

Neste artigo, você vai entender que trata-se de fazer com que as estratégias da empresa sejam criadas com pensamento digital. Ou seja, não adianta aplicar tecnologias e ferramentas digitais em estratégias e metodologias antigas e tradicionais do mercado offline.

#1: “É só investir em internet”

Essa é a falsa impressão que muitas pessoas têm sobre a Transformação Digital em relação a sua aplicação em uma estratégia. Ter um site bem preparado para atender seus usuários, campanhas de anúncios e email marketing não garantem uma mudança de cultura empresarial.

Até mesmo as empresas que investem em conteúdo digital devem saber que esse investimento é parte do processo, de fato, mas não define a transformação. Portanto, para transformar digitalmente a sua empresa, o ambiente virtual deve estar no centro e não apenas em parte do seu negócio.

Conforme a consultoria IDC, os investimentos nessa transformação devem chegar perto de US$ 6,3 trilhões no triênio 2018-2020. 

#2: “Isso é trabalho da área de TI”

Quem nunca escutou alguém citar a frase acima? Muitos gestores acreditam que o setor de tecnologia da informação é o único departamento que deve sofrer essa transformação. O que eles não sabem é que essa é uma responsabilidade de todos os setores e não apenas da TI. 

Por isso, a transformação digital deve começar de cima para baixo, partindo do topo da organização, onde são definidas as estratégias. Dessa forma, o gestor serve de exemplo para que as mudanças no conceito da empresa sejam aplicadas em todas as áreas.

Entretanto, cabe destacar que o departamento de TI é essencial nesse processo por dar o suporte a todas as etapas.

#3: “Só para as grandes empresas”

Mais um mito que cai por terra é o que garante que a Transformação Digital é uma exclusividade das grandes empresas. Porém, mudanças no plano de negócios, nos processos, na abordagem, metodologia e nas relações das empresas é algo que independe do seu tamanho. 

Todas as organizações de pequeno porte que efetivarem essa transformação conseguem melhorar os processos e reduzir custos.  Com isso é possível fazer investimentos visando o crescimento da empresa e evolução contínua das operações internas e das experiência entregues para os clientes.

#4: “Vai acabar com os empregos”

A tecnologia é vista como a vilã que rouba o emprego dos trabalhadores e este mito vale para a Transformação Digital também. Quem nunca escutou que a evolução da tecnologia vai transformar as funções dos colaboradores em tarefas robotizadas?

É verdade que a Inteligência Artificial está cada vez mais presente, mas é preciso pessoas capazes de lidar com ela. Ou seja, a tecnologia chega para reduzir o trabalho repetitivo, melhorar processos e resultados da empresa.

Dessa forma, a transformação digital não está acontecendo para substituir o trabalho humano, mas sim, para libertar o potencial das pessoas através da tecnologia.

#5: “É só uma fase”

Não, não é. Implementar a Transformação Digital é só o começo da viagem pelo ambiente digital. Isto é, estamos tratando de um processo contínuo onde é necessário avaliações constantes sobre a realidade da empresa.

Além disso, os consumidores estão cada dia mais digitais e mais exigentes com relação a agilidade de atendimento e qualidade da experiência. Conforme levantamento da SiriusDecisons, 67% da jornada do comprador agora é feita digitalmente. Se sua empresa não tiver presença nos meios digitais, ela não atingirá o consumidor que estiver nessa jornada. 

Não é mais possível atingir níveis de eficiência nesse sentido sem a transformação digital. A partir de uma avaliação precisa sobre cada cenário é possível melhorar a operação em todos os setores. 

E então, você já havia ouvido algum dos mitos acima? Conte para gente pelos comentários!

Tags: transformação digital;