Comunidade

Transformação Digital nas empresas: O que seu negócio está perdendo por não priorizá-la?

05/12/19 por vpratte

Conheça alguns cases de Transformação Digital nas empresas do Brasil e do mundo e quais as principais vantagens dessa mudança para o seu negócio.

Apesar de ser um caminho sem volta, a Transformação Digital nas empresas ainda enfrenta resistência por conta da mudança na cultura organizacional. Porém, muitas instituições já percebem os benefícios para o gestor e toda a equipe no dia a dia da empresa.

Por isso, já existem diversos casos de sucesso de organizações que aderiram ao conceito de gestão com auxílio da tecnologia. Reunimos alguns deles neste conteúdo especial para você entender as principais vantagens de priorizar essa transformação no seu negócio.

Transformação digital nas empresas

Confira alguns exemplos reais do mercado e sinta ainda mais segurança para colocar a tecnologia no centro da sua organização.

Amazon

É a principal referência de empresa que usa o que a tecnologia tem de melhor para encantar seu consumidor. Começando como uma simples loja virtual de livros, a corporação atua hoje em diversos ramos, desde plataformas de streaming até supermercados. Atualmente, está entre as empresas com maior valor de mercado do mundo.

Fedex

Desde a aplicação de tecnologias em sua operação, a empresa deixou de ser um ícone não apenas na entrega de mercadorias, mas também uma referência em logística.

Hoje os centros de distribuição da companhia separam pacotes por radiofrequência e conseguem oferecer atendimento personalizado e ágil como diferencial.

Walmart

O Walmart é uma das gigantes do varejo e totalmente consolidada no mercado mundial, mas continua investindo intensamente na Transformação Digital da empresa.

A companhia desenvolve plataformas e softwares personalizados de acordo com as necessidades para melhorar cada vez mais a experiência do seu consumidor.

Magazine Luiza

A companhia nacional está deixando de ser uma loja do varejo rumo ao maior marketplace digital do Brasil.

Os investimentos em tecnologia tem como foco melhorar a experiência do usuário durante a jornada de compra tanto na escolha quanto na hora da compra. Um dos destaques é a chatbot Lu, que utiliza IA para responder às dúvidas dos consumidores em um chat.

Por que priorizar a Transformação Digital?

Para que você comece a implementar o conceito ao seu negócio é bom saber que não há restrições de tamanho, faturamento ou investimento para isso.

Portanto, a Transformação Digital nas empresas é um processo que pode ser adotado por todas as organizações que querem ser competitivas no mercado atual.

Confira alguns motivos para que a sua empresa adote a Transformação Digital para alavancar a sua companhia.

Economia

Este é um ponto crucial para muitos empreendedores, já que a Transformação Digital é feita a partir de investimentos financeiros não tão baratos. Porém, o custo-benefício é o que faz com que sua aplicação seja interessante para toda a organização.

Na área de TI, por exemplo, operações otimizadas reduzem despesas com hardware, software e equipes dedicadas à manutenção de sistema. Com a redução de custos em diversos setores é possível alocar os recursos em áreas e setores mais estratégicos da empresa.

Ferramentas eficientes

Uma das características da Transformação Digital nas empresas é oferecer maior agilidade aos processos com a ajuda da tecnologia. Isto significa ter ferramentas que adaptam-se às necessidades de cada organização, como atualizações de softwares realizadas automaticamente.

Além disso, elas são as responsáveis pelo trabalho sujo, ou seja, as tarefas repetitivas, para que o colaborador possa buscar mais inovação e desempenhe a sua função com mais qualidade.

Produtividade

As empresas que buscam melhorar seu desempenho e tem a produtividade como prioridade, têm acesso a plataformas digitais que facilitam a rotina de trabalho.

Por exemplo, as soluções de cloud computing oferecem versões que permitem acesso remoto, o que deixa a produção mais eficiente e organizada.

A partir da integração de plugins e programas, é possível envolver toda a equipe e evitar falhas, retrabalhos e erros de comunicação.

O que você está perdendo por não priorizar a tecnologia?

Você já tem motivos suficientes para priorizar a tecnologia no seu negócio, não é? Mas ainda existem muitos outros benefícios no pacote da transformação digital nas empresas que são factíveis e facilmente alcançáveis:

- Colaboração interativa
- Digitalização de processos
- Coleta de dados extensa e detalhada
- Gerar insights
- Segurança de dados e informações
- Simplicidade e Plataformas intuitivas

Portanto, resta saber se está na hora da sua empresa entrar na briga por espaço no atual cenário de gestão empresarial baseado na tecnologia.

Quer conversar e entender como iniciar esta mudança em seu negócio? Entre em contato com a gente e saiba como levar a tecnologia para o centro do seu negócio.



Tags: Transformação Digital Tecnologia Cultura