RASA: Conheça o software em python utilizado para criação de chatbots

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Vivemos em uma era em que a tecnologia faz parte da nossa rotina e não saberíamos mais como viver sem ela. A cada dia que passa, novos softwares são desenvolvidos e nós vamos ficando cada vez mais dependentes da inteligência artificial. Totalmente inseridos nesse cenário, criamos um conteúdo completo sobre o RASA, um software em python que é utilizado para criação de chatbots e que é capaz de transformar totalmente o seu negócio e a forma que os seus clientes o enxergam.

Convidamos você a ler o nosso conteúdo com muita atenção e, assim, ficar por dentro de todas as informações desse software que chegou para impactar negócios de todos os nichos ao redor do mundo.

Como funciona o RASA?

O RASA é um software que foi desenvolvido na Alemanha, no ano de 2016 e, de maneira bastante resumida, é uma ferramenta de inteligência artificial utilizada para criar chatbots. Como muitas outras tecnologias, o RASA evolui de maneira constante: só nos últimos 6 meses foram lançadas mais de 5 versões diferentes do software.

Esse programa é extremamente poderoso, não é à toa que grandes empresas como Allianz, BMW, Toyota e Adobe estão o utilizando em suas automações.

Componentes

O software é dividido em dois componentes principais, que o permitem desenvolver todas as suas tarefas. A seguir, vamos te explicar exatamente como funciona cada um deles.

O primeiro componente pode ser considerado o raciocínio e a inteligência da conversa de um usuário com um chatbot, é um software livre: ele é gratuito e você pode usar e alterá-lo à vontade. Esse componente também pode ser chamado do núcleo do RASA e para utilizá-lo, você só precisa adicionar a interface de usuário e as integrações que deseja fazer com outros sistemas.

Já o segundo componente oferece ferramentas mais elaboradas que permitem que a empresa administre a aprendizagem do chatbot. Ele possui código fechado, sendo assim, não é possível incrementar ou adaptá-lo. A empresa tem a opção de trabalhar com uma versão comunitária mais básica ou compre uma licença do Rasa para acessar todos os recursos.

Intenções e respostas nos chatbots

O RASA permite que a própria empresa que adotou a plataforma defina frases de exemplo para determinadas situações, que são as chamadas intenções. A criação dessas intenções exige que seja seguido um processo estruturado, realizando uma série de pesquisas, incluindo um mapeamento das dúvidas mais frequentes dos usuários, processos do serviço e, até mesmo, o que o usuário pode querer buscar dentro da sua plataforma. A criação das intenções precisa ser feita com muita atenção, visto que esse é um dos pontos chave para que seu chatbot consiga manter uma comunicação assertiva com os usuários da sua plataforma.

Além das intenções, o software também permite a exibição de respostas em formato de frases ou de opções (múltipla escolha) para que o usuário possa selecionar aquele assunto do qual deseja mais informações.

Um exemplo de interação entre as intenções e as respostas pode ser uma simples conversa coerente entre um chatbot e um usuário. Observe a seguir:

— Usuário: Bom dia
— Chatbot RASA: Bom dia para você também, como vai?
— Usuário: Muito bem, obrigada!
— Chatbot RASA: Que bom, fico feliz em ouvir isso.

Uma simples interação, como a citada acima, precisa conter vários tipos de histórias, ou seja, uma resposta para cada intenção. Afinal, o chatbot precisa responder de maneira coerente e precisa estar preparado para caso o usuário responda que está bem, que não está, ou que está com algum problema específico.

Uma maneira de deixar o chatbot cada vez mais humanizado é definir várias respostas para a mesma intenção. Assim, o próprio chatbot vai escolher de maneira aleatória qual resposta será enviada naquele momento. Essa variedade de opções faz com que o usuário não receba sempre as mesmas respostas ao iniciar uma conversa para tirar dúvidas.

As formas de execução do RASA

Ele pode ser executado de várias formas, cada uma para uma função ou objetivo diferentes. Separamos, a seguir, algumas maneiras de execução do RASA para que você possa entender um pouco mais das diversas funcionalidades oferecidas pelo sistema.

Uma das principais formas de utilização do software, chamada de treino, faz uma “compilação” de todas as frases de exemplo (histórias e respostas) criadas pela sua empresa e forma um arquivo chamado modelo. Esse arquivo gera informações para a rede neural, que vai fornecer a inteligência por trás da conversa. Resumindo, o RASA oferece a funcionalidade de entender exatamente o que o usuário está falando e escolher a resposta mais adequada para aquilo, utilizando uma redes neural – ou seja, simulando o funcionamento do cérebro humano.

O RASA também permite a criação de formulários, onde o chatbot solicita informações ao usuário para poder fornecer respostas mais personalizadas. Um exemplo utilizado pelo próprio software é a possibilidade de o próprio bot sugerir restaurantes que possam agradar o usuário. Isso acontece da seguinte maneira: Após o preenchimento do formulário com informações demográficas, o robô consegue direcionar o usuário para estabelecimentos que combinam com o seu perfil e localização.

Outro exemplo é a busca por médicos, onde o usuário pode questionar ao bot qual é o centro médico mais próximo ao seu endereço, e o robô enviará, de maneira imediata, todas as opções próximas à localização do usuário.

O servidor de chatbot permite acessar a inteligência do RASA através de uma interface Web (HTTP), o que permite a integração com a sua própria aplicação. Além disso, o software já possui funcionalidades prontas para conectar e configurar a interação com chats padrões como, por exemplo, Facebook, Telegram e Google Hangouts.

Já o chamado servidor de ações executa ações personalizadas (definidas pela sua empresa) por meio de, também, uma interface Web.

Citamos várias funções nesse artigo, porém, o RASA é um sistema muito completo e oferece diversas outras facilidades, por meio de automatizações via inteligência artificial. Aproveite para utilizá-lo dentro do seu negócio.

Software em python

Uma informação muito importante sobre o RASA é que ele foi totalmente programado em python, ou seja, em código aberto. Isso facilita diversas questões como, por exemplo, modificações e a programação de interações mais complexas e customizadas para os chatbots. Essa programação permite que o bot capte informações do usuário e faça pesquisas sobre ele em seu sistema, exemplo: quando foi a última vez que essa pessoa acessou o site?

Por ser um software de código aberto, o RASA possui um suporte colaborativo. Atualmente, eles possuem um fórum na internet com mais de 7 mil pessoas trocando experiências, dúvidas e informações.

Os benefícios de utilizar chatbots

Conversei com um especialista em Sistemas de Informação para passar para vocês os maiores benefícios da utilização de chatbots dentro da sua empresa. Confira abaixo!

Como já citado anteriormente, a inteligência artificial é algo muito importante no nosso dia a dia. Ela apresenta vários benefícios, e cada um desses benefícios é vantajoso de um jeito, dependendo do nicho de atuação de cada negócio.

“Em todos os nichos, com certeza a automação é um dos maiores benefícios da inteligência artificial, principalmente devido à interação com o consumidor, e o chatbot é um exemplo muito bom disso, onde você automatiza um processo inteiro de comunicação com os clientes, simplifica processos e facilita para o usuário tirar dúvidas”, afirmou o especialista em Sistemas de Informação, Eduardo Souza.

Outro grande benefício da utilização de chatbots, para Eduardo, é o fato de ele estar disponível 100% do tempo para o usuário, ou seja, 24 horas por dia e 7 dias por semana. Essa facilidade também é conhecida como real time assistance, onde o consumidor não precisa esperar nem um minuto sequer para obter uma resposta aos seus problemas.

Em resumo, as principais vantagens na utilização de um chatbot são a facilidade na comunicação entre o consumidor e o seu negócio, o real time assistance e uma facilitação do entendimento do usuário sobre diversas questões, afinal, a experiência do usuário fica mais satisfatória.

A Viceri facilita o uso de chatbots

Como você já percebeu, a RASA é um programa complexo e está em constante evolução. Como a Viceri entra nisso?

A Viceri é especialista em RASA e Python, e damos suporte aos nossos clientes em relação ao RASA. Escrevemos integrações com os sistemas dos nossos clientes para que eles possam consultar informações por meio do chatbot e, também, desenvolvemos todos os diálogos que são treinados dentro do sistema.

A criação dos diálogos (interações) dentro do chatbot precisam ser feita de maneira muito cuidadosa, para que não aconteçam conflitos entre os discursos do próprio bot. Nossa função é evitar qualquer tipo de confusão.

Além disso, estamos presentes no fórum de dúvidas, citado anteriormente, ajudando a resolver todos os problemas que surgem, respondendo perguntas e abrindo relatórios de erros encontrados no programa e sugestões de melhorias.

Espero que tenham gostado! Esse assunto com certeza será tratado muitas outras vezes aqui dentro do nosso blog.
Caso se interesse em saber mais informações sobre o RASA, clique aqui e fale conosco agora mesmo.

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