Tecnologia

Microsserviços e AWS

14/04/20 por Rodrigo Brito

Manter todas as soluções do seu site ou aplicativo funcionando de forma harmônica e ágil, pode ser um grande desafio diário. Neste momento, é importante contar com o auxílio das tecnologias disponíveis para te ajudar em alguns processos e automatizar atividades que lhe pouparão tempo, custos e burocracia, e que contribuem para a otimização de alguns processos dentro da sua solução, de forma segura.

Computação em Nuvem e sua relação com os Microsserviços

A computação em nuvem é o termo usado para definir a utilização de serviços e recursos de computação através da internet, como armazenamento de dados, a capacidade de processamento, banco de dados, rede, softwares, entre outros. Nela, você paga apenas pelos serviços que você ou sua empresa utilizam. 

Já os Microsserviços são um modelo de Arquitetura de Software que consiste no desenvolvimento de pequenos serviços independentes e com baixo acoplamento dentro de um sistema, criados para atender a recursos específicos, cada serviço é projetado e gerenciado por uma pequena equipe especializada naquela solução, utilizando o seu próprio banco de dados e base de códigos. 

Cada serviço pode ser implementado, atualizado e escalado de forma individual para atender a uma demanda ou função específica de uma solução maior. Os serviços se comunicam por meio de API's bem definidos e não necessariamente compartilham da mesma biblioteca, tecnologia ou estrutura arquitetural. Saiba mais sobre a arquitetura de microsserviços no nosso post: O que são microsserviços e quais são as suas diferenças da arquitetura monolítica?

Como cada serviço dentro de um microsserviços funciona de forma autônoma e independente, é possível utilizar a Computação em Nuvem para desenvolver, gerenciar e disponibilizar cada um dos serviços do sistema do software. Conheça as vantagens:  

  • Redução dos custos: elimina-se gastos com investimentos em hardware, software, data centers e suas manutenções. Além da redução de custos com profissionais de TI voltados para o gerenciamento desta estrutura;

  • Otimização de Recursos: sua empresa tem a possibilidade de ajustar os recursos de acordo com as necessidades de cada serviço do sistema;

  • Produtividade: Elimina-se a necessidade de datacenters locais o que possibilita a concentração de esforços da equipe de TI na obtenção de metas comerciais mais importantes;

  • Escalabilidade: É mais ágil e econômico escalar diferentes serviços dentro de um sistema;

  • Maior estabilidade ao sistema: Como cada serviço funciona de forma independente e autônoma, uma sobrecarga de demanda não afetará o funcionamento do restante do sistema. Além disso,como a maioria dos serviços de computação em nuvem funcionam com autosserviço sob demanda, as solicitações para determinadas demandas com maior quantidade de recursos de computação podem ser feitas em minutos. 

  • Segurança: Cada serviço possui seu próprio banco de dados e os provedores de nuvem oferecem políticas, tecnologias e controles eficientes que garantem a segurança destes dados.

E para que a sua solução funcione de forma adequada e eficiente é importante que a sua empresa invista em uma plataforma de nuvem de confiança, abrangente e inovadora, como é o caso da Amazon Web Services (AWS).   

Por que a AWS proporciona um funcionamento eficiente de Microsserviços?

A AWS é a plataforma de nuvem da empresa Amazon. É a mais abrangente plataforma do segmento e oferece mais de 175 serviços completos de datacenters em todo o mundo. Possui em sua carteira de clientes startups de crescimento rápido, grandes empresas e alguns dos maiores órgãos governamentais. A AWS oferece alguns dos serviços que são essenciais e auxiliam para o perfeito funcionamento da computação em nuvem e dos microsserviços,  como:

Docker

A Docker é uma plataforma do software que permite a criação, o teste e a implantação de aplicações rapidamente. O Docker cria pacotes menores de unidades padronizadas, que são conhecidas como containers,  sua funcionalidade é essencial para manter o serviço, pois possibilita realizar a escala individual de cada um dos serviços, isso faz com que seja possível disponibilizar a performance adequada para cada um dos serviço da sua solução.

Amazon S3 (Amazon Simple Storage Service)

A Amazon Simple Storage Service é um sistema da AWS que foi desenvolvido para facilitar a computação de escala na web para os desenvolvedores. Ele permite o armazenamento e recuperação de qualquer tipo de dados, em qualquer momento e lugar na web. Este sistema é altamente dimensionável, rápido, econômico, confiável e seguro, e permite a escalabilidade do serviço pela própria AWS, sem precisar de atuação manual. A Amazon S3 tem recursos para banco de dados no cycle, que atualmente é totalmente introduzida nas aplicações para microsserviços. Ele consiste em ser rápido e flexível para os aplicativos, diminuindo o tempo de resposta para o cliente.

Amazon RDS

Para facilitar a configuração, operação e a escalabilidade do banco de dados relacionais dentro da nuvem, o sistema Amazon Relational DataBase Service (RDS) oferece uma gama de banco de dados populares disponível no mercado, tornando mais fácil a escalabilidade e backup desse recurso. 

Application Load Balancer

O Application load balance oferece serviços de rede com latências baixíssimas de comunicação, possibilitando o balanceamento e configuração de carga do tráfego de rede http e https.

Amazon EC2 (Amazon Elastic Compute Cloud)

O Amazon Elastic Compute Cloud (EC2) oferece uma capacidade de computação dimensionável na nuvem da AWS, foi projetado para desenvolver e implantar aplicativos de forma rápida, eliminando a necessidade de investir em hardwares. O EC2 também possibilita o gerenciamento da expansão ou redução do tráfego do servidor, proporcionando maior flexibilidade nos momentos de pico em determinados serviços.

AWS CloudTrail

O AWS CloudTrail  grava continuamente todo o histórico de eventos e rastreia tudo que aconteceu em seu sistema de rede e infraestrutura da sua aplicação, esse histórico promove maior segurança, rastreia as alterações de recursos, facilita a solução de problemas e detecta atividades incomuns na conta. Isso contribui para o seu sistema ser mais seguro e possibilita o registro de operações realizadas no sistema.

AWS X-Ray

O AWS X-Ray funciona para aplicativos simples e complexos, em ambientes de desenvolvimento e produção. Ele rastreia as solicitações do usuário enquanto percorrem o aplicativo, agrega os dados gerados por serviços e recursos individuais, oferecendo uma visão completa de planejamento. Esse sistema permite a visualização centralizada de logs e o monitoramento de uma resposta rápida para problemas complexos entre microsserviços. Disponibilizando uma visualização completa sobre as solicitações e mostrando um mapa dos componentes do aplicativo, o X-Ray analisa os aplicativos que estão em produção e possibilita entender sua performance dentro do serviço.

A AWS é uma plataforma extremamente confiável, que reúne tecnologias e serviços que garantem um funcionamento eficiente, seguro, econômico e menos burocrático para toda a arquitetura de microsservices da sua solução. Quer saber mais? Entre em contato com o time da Viceri! Temos um time de completo de engenheiros certificados em AWS que ajudarão a fazer o seu negócio crescer.  

Tags: microsserviços, aws