Market Share de Seguradoras: Você conhece bem o seu mercado?

O mercado de seguros passou por um momento de transformação nos últimos anos, impulsionado pelo crescimento de fusão e aquisição (M&A), houve empresas adquirindo suas concorrentes ou vendendo suas carteiras não prioritárias, em paralelo, uma “Revolução Silenciosa” tem exigido um posicionamento estratégico para o conhecimento do Market Share das seguradoras.

Diante desse cenário de Transformação Digital, o setor de seguros não ficou para trás e apostou na utilização da tecnologia ao seu favor. Segundo a CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização) o mercado de seguros cresceu 12,1% em 2019. Marcio Coriolano, presidente da CNseg disse “passado o período de turbulência e incertezas políticas, e diante da perspectiva de aprovação de reformas estruturais e microeconômicas, o cenário é otimista”.

Mas a pergunta principal é: Diante desses cenários de incertezas, o que é necessário para entender o atual Market Share para a sua seguradora?

Qual é o tamanho do seu mercado?

Sabemos que People Centric Tecnhnology está cada vez mais inserida no nosso dia a dia, por isso, conhecer o mercado que você atua é fundamental para definir seu planejamento de marketing, desde da fase de prospecção até a fidelização do seu cliente. Essa análise alavanca o desempenho da sua área comercial.

Os KPI’s (indicadores chave de desempenho) internos são fundamentais, mas compreender o contexto geral e o ecossistema que se está inserido pode ajudar sua seguradora a manter-se sempre um passo à frente dos concorrentes, além de contribuir na identificação de novas oportunidades. Além disso, quanto maior sua “fatia” de mercado, maiores são as vantagens competitivas, como credibilidade e poder de negociação. É importante relembrar que existem 3 formas de calcular o Market Share da sua empresa: Volume de Vendas, pelo faturamento e pelo número de clientes. O cálculo básico consiste na divisão do número de clientes pela quantidade de clientes em potencial do universo de atuação. Esse tamanho de mercado pode ser encontrado em três conceitos (TAM, SAM e SOM) que ajudam a situar seu negócio e indicar o planejamento ideal. Relembre a definição de cada um deles:

· TAM (Total Available Market) é o mercado total, isto é, a demanda máxima para um produto ou serviço. Em resumo, é onde atuam as grandes corporações.

· SAM (Serviceable Available Market) é o mercado endereçável, uma segmentação do TAM voltada para uma região alcançável para prospecção e atuação. Um universo ainda amplo, mas que deve ser mirado, mesmo que a médio ou longo prazo.

· SOM (Serviceable Obtainable Market) é o mercado acessível, fatia do SAM que pode ser conquistada a curto prazo, focando em segmentação, concorrência direta e quaisquer particularidades que aproximem sua empresa do cliente ideal.

Como expandir o Market Share de seguradoras?

Nesse contexto, listamos três importantes ações que ajudam a aumentar a sua participação no mercado, são elas:

· Mapear a área de atuação: A partir do momento que já se tem o conhecimento do tamanho do mercado, é necessário mapear a região em que irá atuar, conhecer seus concorrentes, o porte e faturamento e a quantidade de funcionários. Definir indicadores que ajudam na expansão é fundamental para a abertura de novas filiais.

· Redirecionar o time comercial: Estar próximo da sua área de atuação é indispensável para o processo de expansão das seguradoras. Por isso, é necessário redirecionar o time comercial para onde há maior demanda do produto ou onde há potencial de crescimento.

· Oferecer produtos por região e público-alvo: Não é de hoje que sabemos que conhecer o perfil do nosso cliente é fundamental para o processo de fidelização do cliente com a marca. A coleta de dados permite analisar a segmentação, agrupar clientes por região ou comportamentos específicos e oferecer algo único para cada cliente.

Como a inteligência de dados pode aumentar o Market Share de seguradoras

A exigência cada vez maior no mercado de seguros já é realidade e a inserção de tecnologias nos processos para a sua otimização já não é novidade. A Big Data Analytics, tecnologia baseada em dados, permite uma análise precisa de dados estratégicos, indo além da eficiência na sua gestão, mas indicando o que deve ser feito com o mesmo. Confira as principais vantagens de contar com uma plataforma de Big Data Analytics.

· Dados confiáveis e atualizados: Reunido em uma única plataforma inteligente, é possível analisar grandes volumes de informações externas e juntar com informações internas sobre o mercado de seguro, acrescentando novas variáveis para a inteligência de mercado.

· Velocidade: Em apenas alguns segundos é possível definir o perfil de uma carteira e como melhor atendê-la. A plataforma traz resultados detalhados sobre seu público alvo, a região potencial e até onde tem mais corretores registrados.

· Segmentação eficiente: Quanto mais o time comercial souber sobre a ferramenta e como segmentar a sua área de atuação, melhor será a análise dos dados, estabelecendo maior direcionamento e foco.

E você, já sabia como utilizar o Big Data para ter mais assertividade na identificação de novas oportunidades de negócio para a sua seguradora? Temos a plataforma ideal para mudar o seu jeito de analisar dados e identificar novas oportunidade, para conhecer a ferramenta, basta acessar esse link.

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