Indústria farmacêutica 4.0: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Fique por dentro de tudo que acontece na Viceri

Assine a nossa Newsletter

Ao enviar este formulário, declaro que li e aceito a Declaração de Privacidade da Viceri.

A tecnologia de hoje impacta todos os setores e a bola da vez é a indústria farmacêutica 4.0, que começa a utilizar ferramentas para facilitar o dia a dia das empresas.

Certamente os avanços na esfera tecnológica influenciam diretamente no comportamento das pessoas e, consequentemente, na sua saúde.

Nesse sentido, as empresas que trabalham com medicamentos precisam se atentar aos produtos voltados para a prevenção e tratamentos específicos.

Da mesma forma, os gestores precisam apresentar soluções precisas e cada vez mais rápidas para suprir as necessidades das empresas farmacêuticas.

A partir do conceito de indústria farmacêutica 4.0, as empresas atingem a convergência de pessoas, dados, sistemas e processos.

Tudo devido a automatização e integração das atividades que fazem parte de cada operação da indústria.

A proposta deste artigo é apresentar a você tudo sobre a indústria farmacêutica 4.0, com destaque para os aspectos mais importantes para os gestores.

Por isso, convidamos você a acompanhar a leitura até o fim porque abordaremos termos interessantes para os gestores que atuam no mercado farmacêutico.

Portanto, agora conheceremos a influência da tecnologia nos seguintes aspectos:

  • Produtividade

  • Aplicativos

  • Monitoramento

  • Legislação

  • Equipamentos

Tudo sobre a indústria farmacêutica 4.0

Produtividade

Um dos aspectos mais importantes para a operação das empresas farmacêuticas tem a ver com a produtividade dos colaboradores no dia a dia.

Portanto, podemos afirmar que o conceito de indústria farmacêutica 4.0 atinge diretamente esta parte das tarefas corporativas ao automatizar os processos.

Em outras palavras, a tecnologia disponível atualmente por sistemas de enriquecimento de dados como o fornecido pela Viceri, por exemplo, concluem processos com mais rapidez e precisão.

Aplicativos

Outra forma que as empresas têm de aproveitar a tecnologia da indústria farmacêutica envolve o desenvolvimento de aplicativos interativos.

Ou seja, usar sistemas capazes de fazer diagnósticos médicos mais ágeis a partir do Big Data Analytics, que reúne e interpreta dados em tempo real.

Além de interligar todas as informações sobre cada pessoa, as empresas formam bancos de dados em nuvem, sem custos de armazenamento físico.

Monitoramento

Sem o monitoramento automatizado das ferramentas tecnológicas, dificilmente uma empresa consegue melhorar sua operação.

Certamente o acompanhamento precisa ter frequência contínua para poder minimizar os riscos de erros, assim como criar produtos de melhor qualidade.

Sem contar que os gestores conseguem melhorar o serviço ou produto farmacêutico mesmo durante o processo produtivo das indústrias.

Legislação

Estar de acordo com as leis e regulamentos vigentes é dever das empresas que atuam em qualquer setor, principalmente o da indústria farmacêutica.

Principalmente com as mudanças e os novos regulamentos entrando em vigor pelo mundo, fica mais fácil usar tecnologias pensadas para a indústria farmacêutica 4.0.

Isto inclui relatórios em tempo real, maior volume para coleta de dados, análise sobre formatos mais indicados para cada tipo de negócio.

Em seguida, os gestores conseguem contextualizar os dados e transformá-los em conhecimento sobre os processos para melhores decisões.

Equipamentos da indústria farmacêutica 4.0

As ferramentas da indústria farmacêutica 4.0 acompanham o avanço de todo o setor industrial, mesmo com algumas tecnologias ainda em fase experimental.

Resumindo, o objetivo é desenvolver equipamentos capazes de facilitar o dia a dia das pessoas e tomar decisões estratégicas com base em dados coletados e analisados em tempo real, principalmente no que tange pacientes com necessidades especiais.

Esta iniciativa só se torna realidade devido ao uso de tecnologias como GPS e machine learning, em português, aprendizado de máquina.

Você já conhecia o universo da indústria farmacêutica 4.0? Aproveite e continue acompanhando mais notícias sobre o mercado aqui no portal da Viceri!

Conteúdos Relacionados

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin