Diante das mudanças e do cenário de incertezas no mercado corporativo mundial, a gestão de dados surge como base para diversas tendências em 2021.
De acordo com a pesquisa semanal divulgada pelo Banco Central, a projeção para 2021 é de crescimento de 3,31%.
Por outro lado, segundo o boletim CNseg, a taxa de juros de 2% em 2020 não deve se repetir ano que vem, já que a expectativa é de 3% (no dia da publicação).
Todas as mudanças que vivemos geram novas oportunidades e o período de isolamento serviu para acelerar mudanças previstas a médio e longo prazo.
Usar ferramentas de automação no ambiente digital torna-se cada vez mais importante para empresas de diferentes setores.
Isto porque as empresas trocam informações com seus clientes que permitem uma abordagem mais personalizada.
Entretanto, de que adianta coletar informações sem saber o que fazer com ela?
Por isso, no atual cenário existem dois lados onde as companhias se dividem entre aquelas que têm e as que não têm uma gestão de dados.
Neste artigo você conhecerá o papel deste modelo de gestão baseada em dados como tendência de mercado.
Tendências para 2021 e a gestão de dados
Certamente as lojas virtuais tiveram seu crescimento acelerado este ano depois das mudanças de comportamento adotadas pelos consumidores.
Nesse sentido, o modelo de negócio digital ganhou importância principalmente pela sua capacidade de atender as necessidades do consumidor.
Ao mesmo tempo, a gestão de dados no ambiente virtual permite identificar tendências, como as que você conhecerá a partir de agora.
Inteligência Artificial
O ambiente virtual oferece ao mercado corporativo a possibilidade de identificar padrões de comportamento de forma automática.
O conceito Machine Learning, em português, aprendizado automático, parte da Inteligência Artificial e tem contribuído com a gestão em diferentes segmentos.
Por exemplo, as lojas virtuais que investem em gestão de dados conseguem prever o comportamento dos usuários, o que ajuda a melhorar toda a experiência.
De acordo com a preferência de cada cliente, os sistemas proporcionam experiências de acordo com os hábitos de compra de cada um.
Ou seja, quando uma loja oferece uma lista de produtos ‘perfeitos’ e recomendados para você, lembre-se da importância da gestão de dados.
Big Data
Sem dúvidas este conceito funciona como um coração da gestão de dados. Trata-se de uma tecnologia que permite o reconhecimento de hábitos de diferentes pessoas dentro do ambiente digital.
Ao interpretar as informações de cada usuário, as empresas podem direcionar ações específicas para diferentes perfis que pertencem à mesma base.
O cenário atual acelerou a migração parcial ou total de companhias de todos os portes para o mercado online.
Hiper Personalização e gestão de dados
Não importa o tamanho das empresas, a experiência personalizada não pode faltar nem nas pequenas lojas, muito menos nos grandes players.
Todas têm a mesma capacidade de analisar seus consumidores a partir da gestão de dados gerados por cada plataforma.
Ou seja, graças à tecnologia as empresas podem interagir e melhorar a experiência do consumidor
A partir destas estratégias de mercado digital os gestores conhecem as verdadeiras necessidades dos consumidores modernos.
O que você acha destas tendências para o mercado corporativo? Você já está pronto para embarcar nelas? Conheça a solução da Viceri que ajuda sua empresa a conhecer seus clientes de forma assertiva!