DNA Business Tech: sua empresa investe nessa prática?

Gerar soluções que impactem o seu negócio e o dos clientes é, sem dúvidas, o objetivo de toda empresa. Afinal, considerando as mudanças nos hábitos e comportamentos dos consumidores, principalmente, após a pandemia, criou-se a necessidade de as organizações investirem em ações de desenvolvimento que visem suprir tanto as demandas externas quanto internas, algo que podemos chamar de DNA Business Tech.

Levando em conta as atuais transformações do mercado, o conceito de DNA Business Tech vem ao encontro dessa demanda, uma vez que se concentra no desenvolvimento de soluções efetivas ao considerar, em sua abordagem, a aplicação de pilares como a visão de mercado, conhecimento, otimização e simplificação de processos e, sobretudo, ações que visem o desenvolvimento de pessoas e protagonismo em suas carreiras.

Isso é, todos os dias, é necessário pensar e desenvolver diferentes formas de tornar os negócios mais eficientes. Um claro exemplo dessa prática foi presenciado durante a pandemia, em que, naquele momento de crise, surgiu um verdadeiro boom de criação de tecnologias que ajudassem as organizações a atravessarem aquele período. No entanto, diante de um momento de adversidade, as equipes acabaram priorizando o desenvolvimento de hard skills, em que foi aprimorado suas aptidões e habilidades do ponto de vista técnico e operacional.

Por sua vez, passado o momento de adversidade, novas aspirações profissionais passaram a ser buscadas pelos colaboradores, o que trouxe à tona a importância de as organizações também ampliarem o seu olhar para as soft skills, que são as habilidades sociocomportamentais. Como reflexo disso, uma pesquisa da Page Group Internacional mostrou que 91% das pessoas são desligadas das empresas por problemas comportamentais. Uma justificativa para isso é o fato de que esses profissionais não desenvolveram ao longo da sua jornada profissional suas soft skills, focando apenas nas hard skills.

E qual a relação disso com o DNA Business Tech? Em absolutamente tudo. Isso é, com as novas dinâmicas do mercado, não há mais como as organizações terem estipulados planos de ações embarcados apenas em um específico pilar operacional. É fundamental que as empresas tenham em seu DNA uma cultura que vise contribuir com o desenvolvimento da equipe, os preparando para lidar com a atual configuração de mercado e para o futuro.

Certamente, essa abordagem não é, de longe, algo simples, até porque toda mudança gera dor. Por isso, durante esse processo, é preciso ter constância para eliminar as barreiras que possam surgir ao longo do caminho, unindo o que há de melhor e inovador em tecnologia e, ao mesmo tempo, mantendo como o foco as pessoas. Dessa forma, nesse processo de construção cultural, é primordial que haja um amplo envolvimento desde alta gestão até os colaboradores, na qual, ao participarem das etapas de forma dinâmica, possam contemplar na prática os ganhos.

Quando uma organização aplica em seus negócios um DNA embasado em uma cultura com foco nas pessoas, certamente, essa empresa obtém ganhos como o aumento da vantagem competitiva por ter um time altamente engajado, além de criar soluções e prestar serviços que impactem verdadeiramente a cadeia de clientes e consumidores.

Desta forma, torna-se crucial que as empresas busquem, cada vez mais, atentar o seu olhar interno no aspecto de gestão de pessoas. Isso é, antes de expandir para novos horizontes, metas e planos, é fundamental que seja alinhado com o time a adoção de uma cultura que vise investir no profissional não apenas para benefício próprio, mas também pensando em uma maior contribuição com o segmento com a preparação de talentos aptos também em soft skills.

Com as novas resoluções de mercado, vemos diversas companhias investindo no desenvolvimento do seu próprio DNA Business Tech, sendo essa uma tendência que deverá ganhar ainda mais força futuramente. Até porque, sabemos bem que o futuro é algo incerto, o que nos garante ainda mais a importância de começar as mudanças no presente.

Vitória Pratte é head da área de gente e gestão da Viceri-SEIDOR.

Sobre a Viceri-Seidor:

A Viceri-SEIDOR é uma empresa de Tecnologia da Informação que, há mais de 31 anos, apoia a transformação digital das organizações por meio da entrega do ciclo completo de desenvolvimento de produtos digitais. Com 83 escritórios divididos em 40 países, a empresa já soma mais de 8 mil clientes. Saiba mais em: www.viceri.com.br

Compartilhe o artigo

Talvez possa te interessar

Fale com a Viceri-Seidor.

Leve a revolução digital para a sua empresa hoje mesmo.

Onde estamos.

São Paulo
Belo Horizonte
Rio de Janeiro
Porto Alegre
Vila Velha
Goiânia
Jundiaí
Recife
Ribeirão Preto
Florianópolis
Curitiba

Tem alguma dúvida?

Entregamos muito mais que soluções tecnológicas, nós entregamos o valor real que o seu negócio precisa em toda nossa relação.

Faça parte.

Nós movemos o mundo junto com nossos talentos. Venha ser parte dessa transformação.