De modo geral, todo indivíduo tem algum tipo de habilidade de destaque. No entanto, ele sempre tem que fornecer algum tipo de prova sobre suas habilidades e aptidões. Isso é possível por meio de uma demonstração de experiência prática, mesmo essa não sendo a maneira mais eficiente. Quando você possui uma certificação de especialização reconhecida pelo mercado, metade do caminho é percorrido de forma quase que instantânea.
As certificações são as credenciais que reconhecem e validam o conhecimento e a experiência de uma pessoa. Os programas de certificação geralmente envolvem um período específico de educação e treinamento. Eles são adequados para treinar indivíduos em uma tarefa específica ou desenvolver competências em uma habilidade específica.
Muito se fala dos benefícios das certificações para os indivíduos, mas nem sempre é destacada a importância das mesmas para as organizações e seus clientes. Vamos discutir um pouco sobre esse assunto?
A importância das certificações para o indivíduo e a credibilidade profissional
Em primeiro lugar, é preciso destacar os benefícios, muitos deles intangíveis, que os profissionais certificados adquirem ao completar uma certificação reconhecida pelo mercado. Ter o certificado de uma instituição importante e reconhecida pela qualidade gera credibilidade e é a porta de entrada para um futuro profissional promissor.
Há um número crescente de empresas, organizações sem fins lucrativos e organizações governamentais que, ao trabalhar com consultores independentes, desejam (ou podem até ser obrigadas) a envolver aqueles que possuem determinadas certificações de programas reconhecidos.
A certificação demonstra seu compromisso com profissionalismo superior, mantendo os padrões da indústria e aprendizado contínuo. Esses méritos podem ajudar a aumentar sua credibilidade profissional e prestígio dentro de sua própria rede, com seus clientes atuais e na busca de novas oportunidades de negócios ou licitações em projetos.
Impulsionando o desenvolvimento pessoal
O fator mais crucial que destaca a importância da certificação é o desenvolvimento pessoal. Os profissionais podem buscar certificações para mostrar suas capacidades perante os empregadores ou para atingir objetivos pessoais. As certificações definidas como objetivos pessoais podem ajudar a realizar uma experiência satisfatória. É gratificante receber recompensas por seus esforços. As certificações geram um sentimento de automotivação, disciplina e comprometimento, que podem ser recompensas intangíveis com as certificações.
Relevância para o cenário profissional atual
Certas certificações exigem renovação periódica. A recertificação é um requisito importante para manter as credenciais como profissional certificado, e é ideal para obter benefícios para o empregador e para o próprio profissional, o ajudando a lidar com as atualizações e melhorias em tecnologias, plataformas e ferramentas.
Apresentando exclusividade
A importância da certificação é muito evidente no caso de aquisição de expertise em novos produtos e serviços. Elas podem ajudar os profissionais a se tornarem especialistas no assunto, os destacando do resto da multidão, principalmente considerando que geralmente há menos documentação e materiais disponíveis para novos produtos e serviços.
Avanço na carreira e retenção de emprego
A importância da certificação para profissionais experientes também está na forma de perspectivas de promoções e retenção do emprego. A certificação ajuda no aprendizado de novas tecnologias e habilidades para uma promoção específica. Obter uma nova certificação ou uma certificação avançada em uma área específica de especialização pode ajudar no avanço da carreira.
A volatilidade do ambiente econômico obriga as empresas por vezes encontrar novas formas de cortar custos. Uma certificação pode ajudar os profissionais a provar para os empregadores que desejam permanecer no emprego, e mostra sua dedicação em melhorar seu conjunto de habilidades e conhecimentos, o que implica em benefícios também para a empresa.
A importância das certificações para as empresas
As certificações ajudam as organizações a demonstrar seu compromisso com o desenvolvimento profissional dos funcionários e com o aumento de sua produtividade. Além disso, as organizações que incentivam os funcionários a buscar certificações profissionais recebem credibilidade adicional no mercado, aumentando a sua reputação. Vejamos abaixo os principais benefícios das certificações para as empresas:
Dá aos clientes mais confiança no negócio
Incentivar os funcionários a obterem uma certificação profissional mostra aos clientes que a empresa mantém seus funcionários nos mais altos padrões profissionais e cuidará muito bem deles. Os clientes se sentem mais seguros e protegidos, sabendo que estão em mãos certificadas.
Funcionários mais felizes – que permanecem por mais tempo
Apoiar equipes na obtenção de certificações mostra a eles que a empresa compartilha do desejo de ser a melhor possível. As pessoas ficam mais felizes trabalhando em organizações que investem em seu desenvolvimento profissional e estão comprometidas em ajudá-las a dar os próximos passos em suas carreiras. Os funcionários também se sentirão notados e valorizados pela empresa. Esse senso de valor os incentiva a querer ficar, o que reduz uma das maiores dores de cabeça e despesas: a rotatividade de pessoal.
Qualidade na execução
Os funcionários certificados aprendem com seu treinamento a importância de aderir a determinados padrões profissionais. A empresa pode contar com mais facilidade e confiança com a capacidade de sua equipe de atender às referências do setor e contar com um trabalho de qualidade superior e mais consistente.
Aumento da produtividade
Estudos realizados por uma variedade de organizações – incluindo Microsoft e Novell – mostraram que os funcionários com uma certificação profissional são mais produtivos. Isso porque as certificações preparam melhor os trabalhadores para lidar com os desafios do dia a dia e obter o máximo das novas tecnologias. Funcionários certificados geralmente trabalham com mais eficiência do que colegas não certificados, e sua presença pode ajudar a melhorar a produtividade dos projetos da equipe.
Por fim, é importantíssimo mencionar que as certificações devem ser encaradas por todos como uma validação de conhecimento adquirido e digerido através de sua aplicação constante. Somente deste modo elas continuarão a ser respeitadas e a ter relevância no competitivo mercado de Tecnologia da Informação.
Gostou do nosso texto? Confira mais insights no blog da Viceri ou entre em contato com o nosso time.